Apologética Católica

Explicando e defendendo a Fé

Prezados amigos e demais,

Como muitos aqui já me conhecem e eu agradeço muito o espaço que essa comunidade promovida pelo Thiago me deu e dá para todos que querem honestamente aprofundar e conhecer os ensinamentos da Igreja, sua história, sua ação civilizadora no decorrer dos séculos em muitas nações que conquistou e continua a conquistar, percebi que esta comunidade tem sido propícia para muitos aprenderem, pois tem se demonstrado uma grande incentivadora ao estudo no âmbito teológico, filosófico e histórico seguindo uma orientação positiva da Igreja. Muitos foram os tópicos dedicados a orientação de estudos por meio de indicação de obras, e foi por aqui que consegui o meu espaço para poder divulgar as obras que tenho à disposição. Como muitos aqui conhecem os problemas atuais que afligem a Igreja atualmente, e reconhecendo a grande "decadência literária" que houve no pós concílio pelo fato de muitas obras (quiça, a maioria) não ser fiel aos ensinamentos constantes da Igreja, comecei a divulgar as obras do meu catálogo para cópia e encadernação em espiral. Para que esse serviço fosse realizado, foi necessário antes de tudo um cuidadoso discernimento de quais obras literárias que mais carece e quais foram e continuam a ser as mais recomendadas para a apologética, catequese, teologia e filosofia segundo o ensino tradicional da Igreja. Durante esse tempo em que divulgo a cerca de 2 anos, muitas pessoas conhecidas e amigos participantes aqui da comunidade adquiriram as obras do meu catálogo e até solicitaram mais de uma vez na medida em que o meu catálogo ia aumentando.

Como muitas das obras que divulgo são mais manual de consulta como dicionários, enciclopédias, homiléticas e que possuem muitas páginas (algumas chegam a 11 volumes), julguei que fosse necessário que tais obras deveriam ser digitalizadas e disponíveis na internet para download. Fazendo uma pesquisa de diversas obras que se dispõem digitalizadas na internet, percebio quão é util e necessário que obras raríssimas da teologia, da patrologia (como por exemplo, as obras de Jacques Paul Migne do século XIX que chega a mais de 300 tomos), estão sendo aos poucos digitalizadas. Conheço pessoas de outros países que já prestam esse grande serviço e dipõem à venda até em CD-ROM obras importantes da teologia como o Dictionnaire de Theologie Catholique que contem mais de 30 tomos, a Suma Teológica de Santo Tomás, e muitas outras.

Muitos amigos daqui já sabem dessa minha proposta que desejaria que um dia fosse realizada e a importância que seria, pois o público alvo seria todos aqueles que desejariam aprender, só que mais precisamente seria aqueles que se dedicam à instrução religiosa como catequistas, voluntários de modo geral, pessoas que se dedicam ao estudo da filosofia e da teologia, seminaristas e até mesmo os padres, e enfim, tudo isso com a finalidade de trazer a restauração da filosofia perene e da sacra-teologia. Porém, para tudo isso há grandes obstáculos como o tempo e o dinheiro. No momento, eu particularmente e até muitos de vocês não tem o tempo necessário para ficar um bom tempo em frente a um scanner (até mesmo de alta qualidade) para digitalizar uma grande quantidade de obras. Por isso, conversando a quase 1 ano com a copiadora que tira as cópias para mim até agora e ela sabendo desse meu serviço que gostaria de prestar, ela providenciou que iria instalar um scanner para fazer a digitalização das obras.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado pela informação, Jailson. Embora eu ainda não tenha confirmado, sua informação já é o suficiente.

Gostaria de lembrar que até meados de quarta ou quinta-feira da semana de 22/11 estarei enviando por Correios ou por encomenda de uma logística específica, a fotocópia dos livros adquiridos na campanha até aqui!

Responder esta

Venho informar que os 18 livros adquiridos na campanha foram enviados via Correios ao Paulo.

Outra grande notícia é que nesta semana a campanha recebeu uma quantia de R$ 1.200,00 de um benfeitor. Com isto, a seção de história, filosofia e mais algumas obras da apologética estão garantidas para a segunda fase que se encerrará em fevereiro.

Responder esta

Nossa, que notícia maravilhosa. Uma claro sinal de que seu (nosso) trabalho sério está repercutindo.

Responder esta

Segue a lista completa das obras adquiridas na campanha até aqui e que foram encaminhadas para o Paulo digitalizar:

1. A função da Analogia em Teologia Dogmática – Pe. Maurílio Teixeira-Leite Penido

2. Apologia del Cristianismo (Parte 1ª e Tomo 1° - Dios y la natureleza), del Dr. Pablo Schanz

3. Cardeal Newman – Pe. Maurílio Teixeira-Leite Penido

4. Catolicismo e Protestantismo – resposta ao livro “Roma, a Igreja e o Anticristo”, do Sr. Ernesto Luís de Oliveira, do Pe. Leonel Franca S. J.

5. Commentário Apologético do Evangelho Dominical – Pe. Julio Maria, S. D. N.

6. Curso de Apologética Christã, do Pe. Walter Devivier S. J.

7. Diccionario de Teologia Dogmática – Pe. Pietro Parente

8. Iniciação Teológica (Volume I: O Mistério da Igreja), do Pe. Dr. Maurílio Teixeira-Leite Penido

9. Iniciação Teológica (Volume II: O Mistério dos Sacramentos), do Pe. Dr. Maurílio Teixeira-Leite Penido

10. Iniciação Teológica (Volume III: O Mistério de Cristo), do Pe. Dr. Maurílio Teixeira-Leite Penido

11. La Inquisición en España – Pe. Bernardino Llorca S. J.

12. La Providencia y la confianza en Dios – Pe. Reginald Garrigou-Lagrange O. P.

13. Meditações para todos os dias e festas do anno tiradas das Obras Ascéticas de Santo Affonso Maria de Ligorio (Tomo primeiro: Desde o Primeiro Domingo do Advento até a Semana Santa inclusive) – Pe. Thiago Maria Cristini CSsR

14. Meditações para todos os dias e festas do anno tiradas das Obras Ascéticas de Santo Affonso Maria de Ligorio (Tomo II: Desde o Domingo de Páscoa até a Undécima Semana depois Pentecostes) – Pe. Thiago Maria Cristini CSsR

15. Meditações para todos os dias e festas do anno tiradas das Obras Ascéticas de Santo Affonso Maria de Ligorio (Tomo III: Desde a Duodécima Semana depois de Pentecostes até o Fim do Anno Ecclesiastico) – Pe. Thiago Maria Cristini CSsR

16. O Corpo Místico – Comentário da Encíclica “Mystici Corporis Christi” de S. S. Pio XII, por Pe. Dr. Maurílio Teixeira-Leite Penido

17. O Itinerário místico de São João da Cruz, do Pe. Dr. Maurílio Teixeira-Leite Penido

18. Polêmicas (Obras completas do Pe. Leonel Franca, tomo III: Ensino Religioso e Ensino Leigo, Problemas de deontologia médica e Relíquias de uma polêmica ou polêmicas contra o modernismo) – Pe. Leonel Franca S. J.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre

Thiago Santos de Moraes Thiago Santos de Moraes criou esta rede social no Ning.

© 2009   Criado por Thiago Santos de Moraes no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo